Hoje, os consumidores estão comandando o mercado de
alimentos mais do que nunca, estando envolvidos em todos os aspectos do mundo
dos alimentos. A alimentação desempenha um papel mais importante na vida dos
consumidores; aparecendo de forma onipresente nas conversas, mídias sociais,...
A era digital também permitiu aos consumidores saber mais sobre a sua
alimentação e expressar publicamente e partilhar as suas opiniões.
Laurie Demeritt, Grupo Hartman, Estados Unidos
Os consumidores esperam mais de seus alimentos, e das
empresas os fornecem. A tendência está em exigir produtos frescos, menos
processados e rastreáveis continuará a prosperar. Os consumidores, cada vez
mais priorizam a autenticidade dos fabricantes e varejistas, em busca de uma
relação baseada na confiança.
Um exemplo é o conhecimento do consumidor sobre OGM,
que é superficial, e há um desejo para que haja mais informação sobre OGM, e quanto
mais tempo o problema não for abordado publicamente, mais consumidores vão
perguntar por que o silêncio. Mesmo para os consumidores em geral, sem muito
conhecimento de OGM, há um desejo de vê-lo rotulado de forma clara, afinal os
consumidores querem uma melhor compreensão de: O que são OGM? Em quais
alimentos estão? Quais os prós e contras de OGM? Como OGM podem afetar a saúde?
As implicações para o meio ambiente?
Laurie explicou que os consumidores estão menos envolvidos com cozinha e
olhando para os fabricantes e varejistas para serem seus chefs, embora tenhamos visto um aumento substancial no engajamento
do consumidor com alimentos e qualidade dos alimentos nos últimos anos, temos
visto um declínio no tempo gasto em prepará-los. Eles continuarão recorrendo aos pratos prontos, soluções de refeição preparada, ou "componentes de
apoio” para refeições.
Os consumidores chefes de família estão se tornando
mais democráticos quando se trata de decisões sobre alimentos. A dinâmica
familiar têm espelhado a mudança cultural a partir de papéis claros, sociais e
uma crença hierárquica em regras, com a valorização de um igualitarismo em que
as regras e os papéis são transitórios.
Os
consumidores querem cada vez mais saber a verdade por trás da produção, fonte
de ingredientes, qualidade dos ingredientes , ou sinais éticos da produção,
narrativa e da história por trás do produto querendo saber quem faz o produto e
de onde o produto vem.
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