quarta-feira, 7 de maio de 2014

Supply Chain Practices - parte 2

Ainda no tema Supply chain, Jackie Healing, Gerente Geral de Qualidade, Fornecimento Responsável e Tecnologia na Coles, apresentou 100 anos de história da empresa varejista australiana em 5 minutos, como a mesma intitulou.

Jackie Healing, Coles, Austrália

O objetivo da empresa é dar às pessoas da Austrália uma loja na qual eles confiam, oferecendo qualidade, serviço e valor. Para isto, um plano de 5 anos foi estabelecido prevendo:
  • A construção de uma base sólida: criando uma equipe forte, mudando a cultura, mantendo padrões de forma a valorizar o cliente e a confiança, além de usar de forma eficiente os recursos.
  • Resultados consistentes: incorporando a nova cultura, melhorando atendimento ao cliente, melhoria da eficácia, ofertando alimentos frescos e entrega de valor.
  • Conduzindo as diferenças: melhoria contínua, estabelecendo confiança do cliente e lealdade, além de eficiência operacional com a oferta inovadora, novas lojas e novas categorias.
Jackie listou alguns dos desafios encontrados, tais como: falta de cultura de qualidade e compreensão e capacidade de base de fornecimento;  opções limitadas para abastecimento;  a falta de investimento através da cadeia, além de limitações em atendimento ao rigor dos requisitos regulatórios e no desenvolvimento humano ou tecnológico.

A evolução da cultura da qualidade entre 2008 e com andamento previsto até 2015, passou por três etapas, e está caminhando para a quarta etapa já, iniciando com um processo reativo (sem padrões ou políticas e sem orçamento para a segurança do produto), evoluindo para observância (com políticas, porém sem propriedade, algumas auditorias e segurança do produto ainda sendo interpretada como custo).

A terceira etapa consiste no comprometimento, com políticas vivas, comprometimento das principais partes envolvidas e que aos poucos vai se fundindo e evoluindo para  um valor inserido, na qual se observa um  compromisso empresarial completo e permanente e a segurança de alimentos vista como um valor fundamental, objetivo este que compartilho o desejo de ver sendo atingindo pelas empresas ao redor do mundo.

Para esta evolução da cultura, a Coles, por exemplo contou com auditorias de fornecedor com foco em Normas GFSI e requisitos próprios, de forma que esse processo acabou tendo reconhecimento internacional por ser realizado por organismos de certificação com escopo reconhecido internacionalmente e que mudou drasticamente os padrões da base de abastecimento.

Porém, algumas oportunidades de melhoria foram identificadas ao longo das auditorias com foco em Normas GFSI, tais como: melhorar competência do auditor, adequação do tempo de auditoria e não abrange necessidades específicas dos padrões da empresa o que torna não eficaz no tratamento de algumas questões-chave com fornecedores - por exemplo: rotulagem, pesos, corpos estranhos, entre outros.

Para cobrir esses gaps foram estabelecidos KPIs cobrindo os requisitos técnicos essenciais  como: reclamações, atributos de qualidade, certificação, competência técnica, visitas técnicas etc. Desta forma criando uma avaliação mais holística e consistente para garantir uma evolução e melhoria sólidas.

Apoio de redação: Pablo Laube
Apoio de publicação: Thaís Ferreira

Seu comentário é bem vindo!
Para comentar, com o post aberto, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim. Será solicitado “comentar como” e você terá que selecionar seu perfil.

Nota para quem precisar de mais explicações: você pode se identificar da forma que preferir, sendo que recomendamos que você use a opção “Nome/URL”, onde será solicitado informar o nome e um URL seu, o que significa link de alguma rede social, ou blog ou site do qual você faça parte. Exemplo de como pegar seu URL do Facebook: abra sua página de perfil e copie o endereço que aparece no navegador. Há também a opção de colocar como anônimo, mas neste caso não será possível entrar em contato com você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários