sexta-feira, 9 de maio de 2014

Responsabilidade Mútua

Tim Ahn, Diretor Global de Qualidade e Segurança de Alimentos na Mars Chocolate, debateu sobre como construir confiança através da transparência e reforçando os laços Business to Business, neste caso com foco em ingredientes sensíveis.

Um negócio deve estar baseado em 5 Princípios: Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade, conforme apresentado pelo próprio Tim.



A preocupação na cadeia vem devido a complexidade, embasada em  redes globais de fornecimento, vários elos envolvidos, dificuldade em rastrear, registros incompletos e pouca visibilidade para o usuário final.

Por isso, conforme reforçado por Tim, o fortalecimento dos vínculos de mutualidade se faz essencial, devendo alavancar relações e parcerias por todos os elos da cadeia de fornecimento, garantir a rastreabilidade como um resultado de transação, reforçar a segurança de alimentos e fazer o uso de auditorias em fornecedores como ferramenta para alimentar o sistema de gestão. Deve-se trazer a parceria estabelecida entre fornecedor – fabricante também para resolução de desafios.



Tim Ahn, Mars Chocolate, Estados Unidos


Um fornecedor pode ser responsável por fornecer um ingrediente produzido em equipamentos compartilhados com alérgenos alimentares e não incluídos na formulação do produto nem fazer menção na rotulagem, fornecer um produto com grande incidência de corpos estranhos ou até mesmo um produto com potencial de contaminação por patógenos por falhas nos controles ambientais.

Nos exemplos acima, você como cliente precisar considerar situações tais como: informação detalhada do produto e indicação de "pode ​​conter" na rotulagem ou especificação,  considerar um rigor maior na especificação do produto ou em outra situação garantir uma limpeza adicional ao receber, considerar laudos e testes microbiológicos de verificação ao receber, entre outras medidas a serem alinhadas com o fornecedor, garantindo uma responsabilidade mútua entre as partes.

Apoio de redação: Pablo Laube
Apoio de publicação: Thaís Ferreira

Seu comentário é bem vindo!
Para comentar, com o post aberto, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim. Será solicitado “comentar como” e você terá que selecionar seu perfil.

Nota para quem precisar de mais explicações: você pode se identificar da forma que preferir, sendo que recomendamos que você use a opção “Nome/URL”, onde será solicitado informar o nome e um URL seu, o que significa link de alguma rede social, ou blog ou site do qual você faça parte. Exemplo de como pegar seu URL do Facebook: abra sua página de perfil e copie o endereço que aparece no navegador. Há também a opção de colocar como anônimo, mas neste caso não será possível entrar em contato com você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários