sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conferência, dia 2: a embalagem no centro das atenções

De manhã bem cedo, precisei decidir entre quatro convites para o café da manhã. Optei pelo tema Normas em Embalagens e seu Impacto na Indústria de Alimentos, visto que desde 1997 a Food Design vem se especializando em segurança de alimentos em embalagens. Por conta deste processo de especialização, em 2007 fui convidada por John Oakley, então do BRC - British Retail Consortium, para ser preparada para atuar como ATP (Approved Training Provider) das normas BRC Food Safety e BRC IoP para embalagens.

Neste evento, foi apresentado o escopo do GFSI para o setor de embalagens, abrangendo desde a produção de materiais e componentes para embalagens na forma de matérias-primas até produtos parcialmente processados, semi-convertidos, convertidos ou completamente acabados. A seguir, foram apresentados quatro esquemas ou normas de segurança de alimentos para embalagens, cuja equivalência pelo GFSI está ou estará sendo pleiteada.

Houve também uma apresentação de Tod F. Eberle, Vice Presidente para Normas da Qualidade e de Engenharia da Amcor dos Estados Unidos, que mostrou a visão de sua empresa em buscar a certificação em normas de segurança de alimentos por esquema reconhecido pelo GFSI.

Tod F. Eberle e Joanna Griffiths

Anúncio da norma IFS PACsecure para embalagens

George Gansner, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios do IFS - International Featured Standards, com sede em Berlim, e Larry Dworkin, Diretor da PAC - The Packaging Association (Associação de Embalagens do Canadá), divulgaram a oficialização em 15 de fevereiro da aliança entre suas respectivas entidades.

George Gansner
Após a apresentação, entrevistei Larry Dworkin que me explicou que o objetivo da aliança é unir forças e conhecimentos. Larry informou que a aliança busca a equivalência do GFSI para as normas PACsecure, que já haviam sido publicadas pela PAC para embalagens primárias e secundárias. Com a aliança, estas normas passam agora a ser denominadas IFS PACsecure. O especialista informou ainda que no momento há cinco normas PACsecure baseadas em HACCP, específicas para diferentes categorias de materiais.

Larry Dworkin e Ellen Lopes
BRC IoP para embalagens

A BRC/IoP - Global Standard for Packaging and Packaging Materials, que já está em sua versão 4, publicada em 2011, foi apresentada por Joanna Griffiths, Gerente Técnica do BRC.

Joanna Griffiths, do BRC
As caraterísticas da norma BRC feita com o apoio da IoP – Institute of Packaging são o respeito à legalidade, higiene, qualidade e segurança para o consumidor, e o atendimento aos requisitos do Codex Alimentarius, além dos requisitos determinados pelo produto a ser colocado na embalagem.

FSSC 22000 para embalagens

Marc Cwikowski, Diretor de Qualidade e Segurança de Alimentos de Fornecedores da Coca Cola Bélgica, apresentou o esquema de certificação FSSC 22000 para embalagens. Este esquema, que envolve a ISO 22000 mais a Norma PAS 223 publicada em 2011, também contempla as normas ISO 22003 e ISO 17021 que abordam sistemas e processos.

Marc Cwikowski, da Coca-Cola Bélgica
Perguntei quando as certificações acreditadas estarão disponíveis. Marc me respondeu que por enquanto as entidades proprietárias das normas ou esquemas estão solicitando extensão de acreditação aos Organismos de Acreditação (ABs – Accreditation Bodies). Depois do reconhecimento por parte dos ABs, os organismos certificadores (CBs - Certification Bodies) licenciados poderão realizar as certificações acreditadas. Enquanto isto não ocorrer, os organismos de certificação podem fazer somente certificações não acreditadas.

SQF para embalagens

LeAnn Chuboff, Diretora Sênior do SQFI, apresentou o esquema de certificação SQF para embalagens. A norma SQF atualmente pertence ao SQFI - Safe Quality Food Institute, uma entidade americana que adquiriu os direitos dessa norma desenvolvida por uma entidade australiana. Isso explica a distribuição geográfica da certificação SQF: 64 % nos Estados Unidos e 20% na Austrália. O esquema SQF para embalagens prevê a aplicação de dois módulos: o modulo de sistemas e o modulo de produção para embalagens de alimentos.

LeAnn Chuboff, do SQFI



Seu comentário é bem vindo!

Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários