segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bem vindos à Conferência Global de Segurança de Alimentos, edição 2012


Prezados leitores,

Pelo quarto ano consecutivo estarei acompanhando com vocês a Conferência Global de Segurança de Alimentos, que será realizada em Orlando entre 15 e 17 de fevereiro. Já estou na Flórida para participar do evento, e este é o terceiro ano em que estarei postando notícias em um blog criado especialmente com essa finalidade. Cabe destacar que na conferência deste ano, a Food Design foi convidada pelo GFSI para atuar como Media Partner da entidade.


A Food Design começou a participar dessas conferências em 2009 com o intuito de trazer para o Brasil as tendências em segurança de alimentos na visão da mais importante entidade internacional para o varejo e a indústria do setor, o GFSI - Global Food Safety Initiative. Tivemos inclusive a satisfação de convidar o board do GFSI para vir pela primeira vez ao Brasil em 2010, por ocasião do Seminário de HACCP que promovemos anualmente e para o qual contamos com a parceria do ITAL. Em 2011 ficamos muito satisfeitos por apoiarmos a divulgação do GFSI Focus Day, que teve mais de 400 participantes. Essa experiência veio validar o nosso empenho no sentido de alertar a comunidade brasileira de alimentos para a crescente importância do GFSI.

O local da Conferência deste ano é o Hyatt Regency Grand Cypress, um resort com uma ampla área verde, defronte a um lago e com sacada em todos os apartamentos. Ontem, pensei em aproveitar uma parte do dia para fazer um pouco de exercício e ao mesmo tempo relembrar a infância nos pedalinhos do lago, mas a temperatura de manhã estava em 4º centígrados (à noite, caiu para zero grau). Como diriam nossos amigos gaúchos, "é frio pra renguear cusco"!


Após o sucesso das edições de 2011 e 2010 em Londres e em Washington, respectivamente, o evento retorna aos Estados Unidos com um comparecimento récorde: são mais de 900 especialistas em segurança de alimentos inscritos, sendo que 80% dos que participaram na edição do ano passado estarão presentes neste ano.

Mais de sessenta nacionalidades estarão representadas no encontro, que congrega os maiores especialistas em segurança de alimentos e executivos encarregados da tomada de decisões nas empresas do setor em todo o mundo.

Esta Conferência é uma ocasião especial para quem quer se atualizar sobre os mais recentes desenvolvimentos em segurança de alimentos, com palestrantes de renome internacional, e é também uma oportunidade única de networking para os participantes com seus pares de outros países.

O tema deste ano é "Promover a Segurança Mundial de Alimentos através da Colaboração". Será mostrada a importância de cada uma das partes envolvidas ao longo da cadeia de abastecimento, do campo à mesa, e como essa colaboração permite entregar alimentos mais seguros aos consumidores em todo o mundo.

Segundo Frank Yiannas, Vice-Presidente de Segurança de Alimentos Corporativo do Wal-Mart e Presidente da Comitê Organizador da Conferência, o conceito de responsabilidade compartilhada para a segurança de alimentos nunca foi mais importante do que hoje. "Os fabricantes por si só não podem fazê-lo. Os varejistas por si só não podem produzir alimentos seguros. Nem as autoridades regulatórias, nem os consumidores". Para ilustrar essa afirmação, Yiannas vai abrir o programa dando a palavra a Yves Rey, Presidente do GFSI e Diretor Corporativo para a Qualidade da Danone, demonstrando como um grande varejista dos Estados Unidos e um fabricante mundial de produtos lácteos com sede na Europa colaboram para além das fronteiras e culturas em um esforço para garantir alimentos seguros aos clientes ao redor do mundo.

"Uma maior colaboração significa também mais interação entre os setores público e privado. Por esta razão, algumas das organizações mais influentes do mundo também estarão presentes: ISO, FAO, UNIDO, OMS, FMI, GMA, ACTA, apenas para citar alguns exemplos”, acrescenta Yiannas.

Dentre as organizações internacionais e locais representadas no programa, a Conferência contará com a participação do FDA na pessoa de seu Comissário Adjunto, Michael R. Taylor, que demonstrará como o fornecimento de alimentos seguros no século 21 vai exigir novas abordagens regulatórias, bem como uma maior colaboração entre todos os interessados.

O papel dos setores público e privado está mudando. Agora, todos compartilham a responsabilidade e todos são parte da solução. As palestras darão uma visão do que realmente significa a responsabilidade compartilhada quando somos confrontados com surtos de doenças transmitidas por alimentos. Como podemos responder com mais eficiência? Que lições aprendemos com o caso E. coli na Alemanha? Ou com o surto de Listeria em melões nos Estados Unidos, em que todas as partes interessadas colaboraram para o desenvolvimento de sistemas de prevenção?

E o que acontece no caso de um desastre natural, quando as cadeias de abastecimento se rompem e nos deixam ainda mais vulneráveis aos perigos, com a necessidade tomar precauções além das que normalmente são tomadas? As diferentes sessões temáticas vão oferecer a  a oportunidade de ouvir, discutir, desafiar e avançar de forma colaborativa sobre estes temas.

Veja o programa completo no site www.tcgffoodsafety.com








Seu comentário é bem vindo!

Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.