domingo, 5 de março de 2017

VEM AÍ O GUIA "DEFINITIVO" DA CULTURA DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS DA GFSI




Foto do sub grupo: Laura, Dan,Bertrand, Ellen Lopes, Kathleen 
Autor: Ellen Lopes

Ufff! Foram três dias intensos na Conferência da GFSI - Global Food Safety Initiative aqui em Houston durante a semana do carnaval, seguidos de dois dias de trabalho dos Technical Working Groups - TWG.

Eu, Ellen Lopes, tive a satisfação de ser a única brasileira selecionada para fazer parte do TWG de Cultura de Segurança de Alimentos, trabalho voluntário, iniciado durante a Conferência de 2016. A seleção foi feita com base em currículo e experiência. Por isso continuei mais dois dias aqui na "folia".

Ano próximo vamos lançar o Guia de Cultura de Segurança de Alimentos. Estamos trabalhando com uma seleção de grandes especialistas, apoiados por uma equipe de cientistas sociais.

Por que um guia, e não uma norma? Para respeitar o fundamento básico de que a cultura varia de empresa a empresa, de país a país, de região a região, portanto não poderíamos "engessar" as empresas nesse aspecto.

Para quem ainda não sabe, a Food Design trabalha formalmente com apoio comportamental para implementar a Cultura de Segurança de Alimentos desde 2004, contando com o apoio da da consultora Rose Mary Lopes, Ph.D. na área de psicologia social. Rose, a quem agradeço, tem me ajudado a cumprir as tarefas de retaguarda que temos feito para evoluir com esse trabalho. Está sendo muito legal  ver que a metodologia que adotamos na Food Design para Cultura de Segurança de Alimentos, orientada pela Dra Rose, e validada na prática por grandes empresas onde atuamos, já seguia as referências indicadas pelo grupo de cientistas, com uma vantagem adicional: nosso pulo do gato, que por razão de confidencialidade não podemos revelar, mas que está à disposição para os clientes que precisarem de ajuda nessa área.

Acima postei foto do meu sub grupo, comigo, Laura, Dan, Bertrand e Kathleen. A coordenação é da Lone, que mostrou o resultado de nosso trabalho ao final da reunião para a direção da GFSI. A foto não saiu muito boa, mas fica aqui como registro.

É sabido que, dependendo do cenário da empresa, somente "tecnicalidades" não têm o poder de implementar ou de melhorar a cultura de segurança de alimentos, necessitando de ir além. 
E a empresa faz algum trabalho além da parte técnica para a cultura de segurança de alimentos? Gostaria de compartilhar sua prática com os leitores?



Autor: Ellen Lopes

#culturadesegurançadealimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários