terça-feira, 14 de março de 2017

FSMA - SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA? Parte 1

Hilary Thesmar, Ph.D., Diretora do Food Marketing Institute dos Estados Unidos chefe apresentou um overview sobre o FSMA – Food Safety Modernization Act.


O FSMA é a lei mais radical sobre segurança de alimentos, ou inocuidade de alimentos, já promulgada nos Estados Unidos, assinada em 2011 por Barak Obama, que tem como grande enfoque a prevenção acima de tudo e que vai pouco a pouco influenciando todo o mundo.



Hilary Thesmar, Food Marketing Institute, Estados Unidos. Fonte: Photo Gallery Flickr - GFSI Conference 2017

Sua regulamentação ainda não está finalizada, mas até o momento já estão promulgados cinco regulamentos focados nas empresas que produzem alimentos para humanos:
           - Controles Preventivos para Alimentos de Consumo Humano - os requisitos para processadores de alimentos para exportação ou que serão consumidos por consumidores dos Estados Unidos.
     •     - Inocuidade de Frutas e Vegetais - os requisitos para agricultores.
     •     - FSVP - Programas de Verificação de Fornecedores Estrangeiros – as exigências para importadores
      -    - Transporte Higiênico de Alimentos para Consumo Humano e Animal- exigências para o transporte de alimentos e que pode afetar exportadores.
           - Adulteração Intencional dos Alimentos - requisitos para instalações, tanto dos Estados Unidos como as localizadas no exterior que sejam voltadas à exportação para os Estados Unidos. Trata do plano de food defense (ou defesa dos alimentos).

Quadro com regulamentos FSMA - Autor: Hilary Thesmar, estados Unidos. 
Fonte:  GFSI Conference 2017
Clique para ampliar.
As empresas brasileiras são afetadas por essa lei?
Se sua empresa produz alimentos para exportar para Estados Unidos a resposta é sim: esse conjunto de regulamentações do FSMA afeta seu negócio diretamente. Sugerimos antecipar-se e iniciar o quanto antes para que sua empresa esteja pronta no prazo de implementação, que varia conforme o tipo de negócio.

Prazos?
Amanhã mostraremos os prazos envolvidos e mencionaremos outros dois regulamentos já aprovados.

Sua empresa está preparada? Onde buscar ajuda?
A Food Design tem acompanhado toda a evolução do FSMA e já dispõe de dois PCQIs - Preventive Control Qualified Individuals certificados pela  Food Safety Product Control Alliance (FSPCA), um no Brasil e outros nos Estados Unidos, para orientar sua equipe, desde o desenvolvimento ou adequação do plano até a implementação dos planos de controle preventivos exigidos. Podemos inclusive ceder nossos PCQIs para atuarem como subcontratados. 
Se precisar de nossa ajuda, escreva para josi.maia@fooddesign.com.br

Autor: Ellen Lopes, Ph.D. – eal
#FSMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários