quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um vídeo da 3M para “Food Safety lovers”





A 3M, tem sido sempre um dos grandes patrocinadores das Conferências do GFSI. Neste ano consegui permissão da 3M para divulgar um dos vídeos, que tenho certeza de que os apaixonados pelo assunto de segurança de alimentos vão adorar, apesar de ser muito triste, pois traça uma retrospectiva histórica “dando a cara” de alguns personagens importantes desta trajetória.
O trecho que mais me impressionou foi a expressão de amargura do David Theno, ex-Vice Presidente de Segurança de Alimentos do Jack in the Box, com fotos de duas das quatro crianças que morreram no fatídico episódio da E.coli O157:H7 em 1993.
Após perder milhões de dólares e quase falir, a empresa contratou David para implementar - nada mais nada menos - do que nosso famoso sistema APPCC/HACCP! O sistema de seleção, monitoramento e verificação de fornecedores foi reforçado, os processos produtivos e de manipulação foram avaliados, e medidas de controle foram tomadas, algumas tão simples como passar a higienizar as pinças para pegar os hambúrgueres. Além dos aspectos técnicos, acertadamente David tinha também o objetivo de criar uma forte cultura de higiene na organização, sem o que seus esforços de nada teriam adiantado. 
David Teno, ex-Vice Presidente de Segurança de Alimentos do Jack in the Box, USA
Fonte: Vídeo da 3M


Fotos de crianças vitimadas pelo episódio de E. Coli do Jack in the Box, em 1993, USA
Fonte: Vídeo da 3M


O vídeo só está disponível em inglês. Para quem ainda não está fluente nesta ainda universal língua, é uma boa oportunidade para se animar a aprender um pouco mais. (Disse “ainda”,  porque no futuro talvez este papel seja ocupado pelo mandarim, que comecei a aprender no ano passado, mas devido às inúmeras viagens virou um tapete de Penélope: eu aprendia os cinco tons de cada vogal, e a cada viagem desaprendia e voltava para trás.... Só volto a estudar mandarim quando tiver uma posição menos “viajeira”).







Seu comentário é bem vindo!

Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários