Pela primeira vez uma apresentação formal de uma
trabalho do Brasil na GFSC
Dando
continuidade ao post anterior, vou primeiramente mostrar o vídeo “The Global Markets
Journey”, sobre o Programa Global Markets, produzido pela 3M, e depois falar das vantagens do
Programa, de sua da aceitação mundial e de resultados.
Vídeo
The Global Markets Journey – realização 3M
Vantagens e benefícios
O Programa Global
Markets tem uma estrutura que facilita e promove a aceitação mútua ao longo da
cadeia de abastecimento, disponibilizando ferramentas eficazes de gerenciamento
de risco, criando um movimento de convergência. Este movimento reduz custos,
melhora o relacionamento do mercado, permite a simplificação das compra e
propicia ainda oportunidade de harmonização das abordagens públicas e privadas.
Vantagens mais específicas para:
Fornecedores
- manutenção de clientes
- ganho de novos clientes
- acesso facilitado ao comércio local, regional e internacional
- empresa conquistar certificação
- mais facilidade de orientação e de treinamento
- estrutura facilitada para defesa legal
- maior facilidade no cumprimento da legislação
- diminuição do número e tipos de auditorias
- melhoria da cultura de segurança de alimentos
Varejo
- contar
com listagem de fornecedores sabendo do seu nível de evolução
- parceria
com fornecedores confiáveis
- maior
credibilidade
- aumento
de fornecedores com certificação
- redução
de recall
- melhoria
da segurança dos produtos
- reconhecida aceitação internacional
Sociedade
e consumidores
- melhoria
da segurança de alimento
- aumento
de negócios entre fornecedores e compradores
- aumento
da possibilidade de exportação
- redução
de quebras
- reduzir
problemas com fiscalização
- maior
disponibilidade de alimentos seguros em qualquer lugar
- maior eficiência da cadeia de abstecimento
Certificadoras
- ganho
de mercado
Consultorias
e empresas de treinamento:
- ganho de mercado
Governos e órgãos reguladores
- aumento da conformidade com a legislação e regulamantação
- maior eficiência no processo regulatório e fiscalizatório.
Aceitação do Programa Global Markets da
GFSI no mundo
O Programa Global
Markets tem sido aclamado pelos stakeholders da GFSI como uma de suas
principais realizações. Desde seu lançamento, o Programa Global Markets tem
sido adotado por empresas em todo o mundo como uma solução de segurança de
alimentos simplificada para as pequenas empresas, facilmente aplicável e que auxilia
o desenvolvimento nos mercados locais.
Ao longo das
Conferências anteriores, bem como durante o Painel do qual participei desta
Conferência de 2016, foram mencionadas muitas iniciativas de apoio e promoção
do Programa Global Markets em todo o mundo. No quadro abaixo, são mostrados
vários exemplos de empresas, de grupo de empresas, de iniciativas
público-privadas, que se organizaram para apoiar a implementação do Programa,
onde destacamos a iniciativa do das empresas Cargill, Mondelez, General
Mills-Yoki, Kellog’s, Coca Cola e Marz, que desenvolverem e promoveram
treinamentos para gestores em Global Markets, e que compartilharam este
material com o grupo Global Markets
Brasil APAS, do qual falarei em próximo post.
Fonte: Global Food Safety Conference, 2016
Ferramentas
A lista de
requisitos já mencionada na Parte 1 (post anterior) e um guia de
orientação, baseados principalmente nos Princípios Gerais de Higiene do Codex Alimentarius
compõem as ferramentas disponíveis.
Nota: o Grupo Global Markets Brasil APAS vai providenciar sua tradução neste semestre.
Nota: o Grupo Global Markets Brasil APAS vai providenciar sua tradução neste semestre.
Resultado de pesquisa do Banco Mundial
O Grupo de Avaliação
Independente do Banco Mundial encomendou uma pesquisa em profundidade, realizada
em 16 empresas de alimentos participantes do Programa da empresa Metro na Ucrânia, dempresas estas de pequeno a médio porte. O resultado foi muito animador: 83% das empresas respondentes
afirmaram ter aumentado suas práticas de segurança de alimentos, tiveram aumento
das vendas, da rentabilidade e afirmam ter com isso atraído mais investimentos.
E afinal, o que foi
apresentado durante a Conferência sobre o Programa Global Markets Brasil?
Espero que você esteja curioso/a. Aguarde próximos posts, onde você
vai ficar sabendo tudinho a respeito.
Agradecimentos
A 3M pelo vídeo The
Global Markets Journey.
Autor: Ellen Lopes,
Food Design & IRSFD.
Se você aceitou o desafio proposto na
Parte 1 deste assunto, no post anterior, as vantagens que você identificou
batem com as aqui relacionadas?
Se você não leu o post anterior, que
você acha das vantagens oferecidas pelo Programa Global Markets aqui
enumeradas?
Se você não comentou, comente. Estamos
na era da colaboração, e sua opinião é preciosa.
Comente! Seu comentário é bem vindo!
Para
comentar, clique no título do post na relação de títulos "Arquivo do
blog", listados à direita na tela, o que abrirá uma janela no final do
texto do post em questão, onde você pode fazer seus comentários, que são
gerenciados por nosso moderador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários