sexta-feira, 25 de abril de 2014

Fortalecendo a cultura de segurança de alimentos no Japão


No segundo dia da conferência, na parte da tarde, Mika Yokota, Ministra da Agricultura, Florestas e Pescas, do Japão, palestrou sobre o fortalecimento da cultura de Segurança de alimentos no Japão.

A culinária tradicional japonesa é denominada como “Washoku” (和食), e é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.  As principais características do "Washoku" incluem utilizar criativamente ingredientes frescos, composição equilibrada, apresentação da beleza da natureza e as estações do ano e a conexão com os eventos anuais.

Mika explicou que o comportamento dos consumidores no Japão é caracterizado pela inspeção rigorosa contra contaminação, pacotes com design inovadores, que sejam fáceis de abrir e difíceis de quebrar e máquinas de descongelamento que mantenham boa qualidade.

Para garantir a segurança de alimentos no país, existe a Lei Básica de Segurança de Alimentos, a Lei Sanitária de Alimentos,  a Lei para Matadouros, o Controle dos Negócios de Abate de Aves,  a Lei de Inspeção de Aves, e outras leis relacionadas.


Ela mostrou que os funcionários são educados e treinados através da gestão 5S para a administração da higiene nas fábricas. Os efeitos da gestão 5S são: mudança de atitude dos funcionários, otimização do funcionamento, garantia da segurança dos trabalhadores e diminuição de mercadorias defeituosas.

Fonte: slide da conferência


A ministra também nos mostrou as iniciativas do governo japonês quanto a Cultura de Segurança de Alimentos. Existe o projeto FCP (Project Communications Food), que é um projeto de cooperação entre os operadores de empresas de alimentos, empresas relacionadas, o governo e os consumidores e etc, envolvidos num trabalho buscando a melhoria da confiança dos consumidores na "comida". Todos os envolvidos voluntariamente discutem uns com os outros e compartilham informações de como fazer ferramentas para o sistema de educação etc. O objetivo do projeto é aumentar a confiança dos consumidores na indústria de alimentos.


Fonte: slides da conferência

Fonte: slides da conferência

De acordo com Mika, a direção futura do fortalecimento da cultura de segurança de alimentos é manter e melhorar o nível de cultura de segurança de alimentos na premissa da cultura e infraestrutura japonesa e também comunicar a maneira japonesa de garantir alta qualidade de alimentos a nível mundial e garantir a confiança dos consumidores.

Apoio de redação: Thaís Ferreira
Apoio de publicação: Thaís Ferreira

Seu comentário é bem vindo!
Para comentar, com o post aberto, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim. Será solicitado “comentar como” e você terá que selecionar seu perfil.

Nota para quem precisar de mais explicações: você pode se identificar da forma que preferir, sendo que recomendamos que você use a opção “Nome/URL”, onde será solicitado informar o nome e um URL seu, o que significa link de alguma rede social, ou blog ou site do qual você faça parte. Exemplo de como pegar seu URL do Facebook: abra sua página de perfil e copie o endereço que aparece no navegador. Há também a opção de colocar como anônimo, mas neste caso não será possível entrar em contato com você. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários