terça-feira, 8 de abril de 2014

O papel da indústria nas Doenças Transmitidas por Alimentos – parte 2


Durante sua palestra no segundo dia da conferência, Ian Williams, mostrou também o FDOSS – Sistema de Vigilância de Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos. Esse sistema foi desenvolvido em 1973 e captura dados sobre os agentes, alimentos e responsáveis ​​pelos surtos de doenças investigados.  

Os surtos são a principal forma de aprender como os alimentos estão causando doenças e como prevení-las. Hoje em dia, os Estados Unidos reportam centenas de surtos a cada ano através do Sistema de Relatórios Nacional (NORs). Os dados são utilizados para determinar combinações de agente patogênico alimentar para focar na prevenção.


E quais são os passos para divulgação de dados sobre surtos investigados? A partir do momento que existe um possível surto, o departamento de saúde investiga o surto e os dados são inseridos no formulário do CDC. Assim, o CDC os verifica e os dados ficam prontos para análise e divulgação.

Fonte: slides da Conferência

O cenário dos surtos de origem alimentar está em mudança. O que costumava ser um cenário restrito, com surtos causados por erros de manipulação de alimentos produzido em um determinado local, envolvendo grandes números de pessoas circunscritos neste local onde este produto foi produzido, e com investigação e solução local, se transformou em um cenário disperso, com surtos causados por eventos de contaminação  de escala industrial, com alimentos amplamente distribuídos, envolvendo muitas comunidades, podendo haver poucas pessoas dispersas em muitos locais diferentes, com detecção feita por vigilância laboratorial e  resposta que exige coordenação entre os municípios, estados e órgãos federais envolvidos.

Fonte: slides da Conferência

O gráfico acima mostra o aumento do número do número de surtos de doenças de origem alimentar em vários estados americanos de 1993 a 2012. 

Já o gráfico abaixo apresenta a porcentagem de surtos envolvidos em diferentes categorias de produtos primários entre 2008 e 2012. Podemos observar que peixes, aves e carne bovina representam a maioria, porém é importante observar que vegetais folhosos já representam 10% dos surtos.

Fonte: slides da Conferência

Ian concluiu que a indústria é cada vez mais reconhecida como uma fonte de surtos de origem alimentar, causando mais e maiores surtos. Os principais desafios das indústrias com as doenças causadas por alimentos são:

- Atenção aos produtos consumidos crus - se não estiver prevista a higienização na indústria para remover alguns patógenos, este passo deverá ser alertado e feito  corretamente pelo consumidor, o que é válido somente se os patógenos não tenham se instalado nos tecidos internos da planta, o que impossibilita a eliminação através de higienização;
- Compreender melhor as relações patógeno-indústria, entendendo as possibilidades de contaminação do campo à mesa, envolvendo uma atenção aos três elementos-chave: Contaminação, Controles e Prevenção.


Apoio de redação: Pablo Laube
Apoio de publicação: Thaís Ferreira


Seu comentário é bem vindo!
Para comentar, com o post aberto, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim. Será solicitado “comentar como” e você terá que selecionar seu perfil.

Nota para quem precisar de mais explicações: você pode se identificar da forma que preferir, sendo que recomendamos que você use a opção “Nome/URL”, onde será solicitado informar o nome e um URL seu, o que significa link de alguma rede social, ou blog ou site do qual você faça parte. Exemplo de como pegar seu URL do Facebook: abra sua página de perfil e copie o endereço que aparece no navegador. Há também a opção de colocar como anônimo, mas neste caso não será possível entrar em contato com você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários