sexta-feira, 22 de março de 2013

Codex e GFSI - Pensando globalmente, agindo localmente

Tom Heilandt, Diretor de Normas para Alimentos do Codex Alimentarius, Suíça, mostrou que o Codex tem crescido muito desde sua implementação, sendo atualmente aceito na maior parte do mundo. Por serem estabelecidas com base científica através do consenso de experts de todo o mundo, as normas do Codex têm sido usadas pelos seus membros como base para a adoção de padrões regulatórios.


Tom explicou que o maior desafio do Codex é a busca de regulamentação, o mais harmonizada e global possível, para propiciar o comércio entre os países, mas, na prática, os países têm diferentes maneiras de fazerem as coisas, diferentes necessidades e capacidades e diferentes níveis de proteção da saúde de sua população.

Com a ideia de pensar globalmente, mas agir localmente é que foram criadas as Comissões de Coordenação Regionais. São seis comissões de coordenação: para a África, em Camarões; para a Ásia, no Japão; para a Europa, na Polônia; para a América Latina e Caribe, na Costa Rica; para o Oriente Médio, no Líbano; e para a América do Norte/Sudoeste do Pacífico, na Papua - Nova Guiné. Cada comissão de coordenação tem a função de definir os problemas e necessidades da região sobre padrões alimentares e controles de alimentos, promover contatos para a troca de informações sobre as propostas de iniciativas de regulamentação, estimular o fortalecimento da infra-estrutura local de controle de alimentos, exercer um papel de coordenação geral para a região e recomendar o desenvolvimento de padrões globais para produtos de interesse da região.

Foto de slide feita durante a Conferência


Codex e GFSI

Uma grande discussão atual é o monitoramento da performance regulatória dos sistemas nacionais de controle de alimentos, qual sua métrica, e se estas podem ser usadas para comparação entre países. Tom finalizou informando que há um objetivo de ter uma Diretriz Codex para este fim até 2014, e o GFSI pode contribuir muito com o Codex a respeito deste assunto.

Tom Heilandt, Codex Alimentarius, Suíça
Fonte: site da Conferência





Seu comentário é bem vindo!

Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários