quinta-feira, 17 de março de 2016

Global Markets Brasil – Parte 1


Pela primeira vez uma apresentação formal do Brasil na GFSC

Hoje começo a comentar sobre a apresentação, que com muita honra fiz, como parte do Painel sobre o Programa Global Markets da GFSI, Programa este abraçado no Brasil pela APAS – Associação Paulista de Supermercados, numa iniciativa do seu Comitê de Segurança de Alimentos, a quem muito agradeço a colaboração.


Este painel foi coordenado pela Cindy Jiang, Diretora Senior de Segurança de Alimentos , do Corporativo do Mc Donald’s, Estados Unidos.

Fonte: Programa da Global Food safety Conference, 2016


O Global Markets Brasil foi o primeiro trabalho brasileiro aprovado para apresentação formal nas conferências globais da GFSI (Global Food Safety Initiative), tendo sido inscrito por Ellen Lopes (Food Design & IRSFD), Márcia Rossi (Walmart Brasil) e Paulo Pompílio (GPA, do grupo Casino). Como Márcia e Paulo não puderam ir, eu fiz a primeira parte da apresentação, e Natalie Dyenson, do Walmart dos Estados Unidos, fez a complementação, representando  a Márcia Rossi.

Antes de mostrar como foi nossa apresentação em mais detalhes, o que ficará para um próximo post, penso que é importante explicar o Programa para quem ainda não o conhece, e como o Global Markets vem se fixando como um pilar fundamental para o desenvolvimento segurança de alimentos nas cadeias de suprimento globais.

O que é o Global Markets?
O Global Markets é um programa desenvolvido pela GFSI, que visa facilitar empresas de alimentos pequenas ou menos desenvolvidas (PME), a como enfrentarem o desafio da segurança de alimentos, de forma que possam ampliar seu acesso a mercados nacionais ou internacionais. Ao enfrentar este desafio, simultaneamente serão reduzidos os riscos nas cadeias de fornecimento global de alimentos.

Princípio fundamental
Este Programa parte do princípio que segurança de alimentos não é vantagem competitiva, e sim uma responsabilidade compartilhada por todos os stakeholders da cadeia.

Estratégia
A estratégia adotada pela GFSI foi estabelecer requisitos mínimos para estas empresas implementarem sistemas de segurança de alimentos, de forma paulatina, passo a passo, visando sua melhoria contínua, até estarem aptas a atingir o estágio de certificação acreditada, por uma das normas ou sistemas reconhecidos pela GFSI. O ponto de entrada fica a critério da empresa entrante, podendo ser no nível Básico, ou no Intermediário. Assim que julgar ter atingido os requisitos do nível escolhido, a empresa pode pedir a realização de uma auditoria não certificada para um prestador de serviço credenciado para este fim, ou para as certificadoras.

A figura abaixo ilustra como funciona esta implementação escalonada, sendo o tempo indicado em cada passo, apenas uma estimativa de tempo médio.

Fonte: Adaptação das informações do site do GFSI.

Escopo
O Programa Global Markets foi desenvolvido até o momento para estes dois escopos:
I)  Indústria: processamento de produtos primários ou fabricação de alimentos processados
II) Produção primária: agricultura de plantas, grãos e leguminosas.

O Global Markets Brasil, abraçado pela APAS, cobre por ora o escopo Indústria.

Versão em português
Estes requisitos estão na segunda versão, e estão disponíveis no site da GFSI, em inglês e japonês. O Global Markets Brasil está construindo um site, onde a tradução em português, gentilmente cedida pela IFS, estará disponível para os interessados, mediante  cadastramento. Quem tiver interesse em ser avisado sobre o lançamento do site, por favor escreva para ellen.lopes@irsfd.org.br

As normas/esquemas reconhecidos pela GFSI
No caso da indústria, no Brasil, a maior demanda se concentra atualmente nas normas IFS, FSSC 22000.  Se você quiser conhecer todos as normas ou esquemas reconhecidos, acesse o site da GFSI.

Quais as vantagens? Como tem sido a aceitação?
Aguarde a Parte 2.
Autor: Ellen Lopes, Food Design & IRSFD.

O que você acha do Programa Global Markets? Sua empresa já conhecia? Que vantagens você acha que o Programa traz para as empresas e para o Brazil?

Comente! Seu comentário é bem vindo!

Para comentar, clique no título do post na relação de títulos "Arquivo do blog", listados à direita na tela, o que abrirá uma janela no final do texto do post em questão, onde você pode fazer seus comentários, que são gerenciados por nosso moderador.


4 comentários:

  1. O Programa Global Market promove um grande passo evolutivo para a segurança de alimentos ao fundamentar que a segurança de alimentos não é uma vantagem competitiva e sim uma responsabilidade compartilhada. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço os parabéns, e sou uma entusiasta pela ideia de que as empresas exercitem cada vez mais o compartilhamento desta responsabilidade.

      Excluir
  2. Além do estabelecimento de requisitos mínimos, há algum outro incentivo para a adesão das empresas (PME) ao Programa Global Market?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que o maior incentivo é a resposta que o mercado tem dado a empresas que adotam a segurança de alimentos na prática: manutenção de clientes e conquista de novos clientes, tanto nacionais como internacionais.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários