quinta-feira, 27 de março de 2014

Food safety insanity - parte 2

Colaboração de Graziela Alvarez, consultora independente, Los Angeles
 
E aí? Quer saber se o caminho que você imaginou está alinhado com o que fez a Fonterra? Conforme prometido na terça-feira, hoje você encontra aqui as ações tomadas pela Fonterra perante a crise:
- Recall: rastrear o produto, realizar o recall e gerenciar a crise;
- Review: realizar avaliação crítica aos níveis gerencial, board, e ao nível do ministério envolvido, no caso, o MIP, que é o Ministério das indústrias da cadeia primária da Nova Zelândia;
- Recover: avaliar e mitigar outros aspectos enfrentados pelo negócio durante o episódio;
- Rebuild: implementar ações a partir dos achados da avaliação crítica, e colocar em marcha um longo plano para recuperação da reputação da Fonterra.
Fonte: slides da Conferência

A etapa da avaliação crítica envolveu a identificação dos fatores que contribuíram para o incidente, para em seguida, listar recomendações para prevenir evento similar no futuro, mobilizando quatro áreas do negócio:
- Pessoal - com enfoque em Segurança dos Alimentos
- Produtos – produção
- Sistemas - habilidade para rastrear
- Resposta - transparência interna e externa.
 
Joanne finalizou enumerando as principais conclusões sobre as causas do incidente:
- não eram feitos testes de clotrídios sulfito redutores para a produção de WPC;
- erro na decisão de reprocesso dos lotes de WPC 80 na fábrica de Hautapu, ao permitir o uso de equipamento fora do padrão;
- quando da decisão crucial de engajar o laboratório AgResearch para testar C. botulinum, houve supervisão gerencial deficiente, inadequação no formato e limites do teste;
- incapacidade de identificar de imediato os destinos dos lotes de WPC 80 envolvidos;
- falha no planejamento de gestão de crises da Fonterra, incluindo comunicação externa inadequada para um evento deste tipo e escala;
- reconhecimento tardio do risco reputacional e explosivo envolvido, tendo faltado "juntar os pontos" entre C. botulinum X produtos infantis X sensibilidade do consumidor X reputação geral da Fonterra.
 
Quer ver o relatório completo sobre este caso? Acesse www.Fonterra.com ou ainda Food Quality & Safety Magazine, December/ January 2014.
 
Apoio de publicação: Simone Souza
 

Seu comentário é bem vindo!

Para comentar, com o post aberto, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim. Será solicitado “comentar como” e você terá que selecionar seu perfil.
 
Nota para quem precisar de mais explicações: você pode identificar-se da forma que preferir, sendo que, recomendamos que você use a opção “Nome/URL”, no qual será solicitado informar o nome e um URL seu o que significa link de alguma rede social, ou blog ou site do qual você faça parte. Exemplo de como pegar seu URL do Facebook: abra sua página de perfil e copie o endereço que aparece no navegador. Há também a opção de colocar como anônimo, mas neste caso, não será possível entrar em contato com você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários