Dentro
dos Programas de Integridade, o
aumento de credibilidade das auditorias ocupa lugar de destaque. As seguintes
ações fazem parte deste item:
•
Nível mínimo de competências necessárias para que um auditor possa realizar
auditorias de forma eficaz: já estudado, consensado e publicado
•
Exame de conhecimento - está sendo elaborado e será publicado e julgado já
neste início de 2014
•
Avaliação de habilidade: também em elaboração. Deve ser finalizado até julho de
2014, para realização de um piloto no final de 2014
•
Credenciamento modelo: está sendo desenvolvido com base na ISO 17024 para
registrar auditores até o final de 2014.
Ainda
dentro dos Programas de Integridade, foram estabelecidos grupos locais de apoio
ao GFSI no Japão, China, Estados Unidos/ Canadá e Yves anunciou para breve um
grupo no Chile.
Programa de integridade do GFSI
Público–Privada. Nem há que se
discutir que é essencial que todo este trabalho do setor privado nucleado pelo
GFSI seja reconhecido e apoiado pelos setores governamentais. Nos Estados
Unidos o GFSI já vem dialogando e contribuindo com o FDA para o desenvolvimento
da regulamentação do chamado FSVP - Proposed Rule for Foreign Supplier
Verification Programs for Importers of Food for Humans and Animals Clique aqui, decorrente da publicação do FSMA – Food
Safety Modernization Act em 2011, sobre o qual há posts publicados neste blog
nos anos de 2012 e 2103.
Outra ação nesse sentido é a análise de gaps que está sendo realizada entre o
esquema USDA-AMS e o documento de diretrizes. O AMS é o Agricultural Marketing
Service, uma agência do USDA (United States Department of
Agriculture).
O GFSI também estabeleceu com o governo
chinês trabalho conjunto para benchmarking do HACCP governamental daquele país,
e para formação de grupo de apoio local.
Meu comentário: e o Brasil, por que não tem
ainda grupo de apoio? Ousaria dizer que falta ainda mais coesão e participação
dos stakeholders da nossa cadeia de
alimentos. Eu, e mais alguns colegas já iniciamos alguns esforços, mas ainda
falta coesão. Mas podem estar certos que juntos chegaremos lá!
Programa de Comunicação
Programa de Comunicação
As Conferências Globais e os
GFSI Focus Day têm sido a grande ferramenta de comunicação para toda a
comunidade global.
Paralelamente, várias têm sido as ações de apoio ao
redor do mundo, com especial destaque ao apoio dado pela Food Design no Brasil,
que trouxe o board do GFSI ao Brasil pela primeira vez em
2010, e, posteriormente, através deste blog, se tornou mídia partner do GFSI.
Food Design, mídia partner do GFSI no Brasil
Estratégias do GFSI até 2015
Acredito que todos estejam curiosos para
saber quais são estas estratégias, certo?
Vou relatá-las, mas só na próxima segunda-feira.
Aguarde.
Bom fim de semana a todos, com muita
segurança de alimentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários