quinta-feira, 13 de março de 2014

O futuro da colaboração público-privada: desafios e oportunidades

Estava prevista para esta palestra a vinda do Michael Taylor, grande autoridade do FDA – Food and Drug Administration, nomeado em 2009 pelo Presidente Obama, presidente a quem tive a oportunidade de secretariar um pouco antes de ir para a Conferência. Duvida? Veja abaixo a foto:
 

Foto autoria: Ellen Lopes. Como consegui esta oportunidade? Veja ao fim deste post!
 
Voltando ao Michael Taylor: acabou que ele não pode vir. Ele foi substituído pela Sharon Lindan Mayl, Conselheira e Assessora da Política de Alimentos, do FDA, que falou sobre a Food Safety Modernisation Act (FSMA), reforçando que só o foco principal desta lei é sobre prevenção de doenças veiculadas por alimentos.
 

Sharon Lindan Mayl , do FDA. Foto autoria: Ellen Lopes.
 

O FSMA, que está em fase de regulamentação, envolve a criação de um novo sistema de segurança de alimentos, enfatiza a responsabilidade da cadeia produtiva, e cria uma rede de segurança ao longo da cadeia de abastecimento.
As parcerias decorrentes do FSMA ocorrem/ ocorrerão na esfera pública federal, estadual e em nível internacional. Ao nível privado, o FDA está dialogando com entidades regulamentadas e terceiros privados para definir o papel dos terceiros privados na implementação FSMA.
 
O FSMA prevê:


- Proposed Rule for Foreign Supplier Verification Programs for Importers of Food for Humans and Animals (FSVP) – é o Programa de Verificação de Fornecedor Estrangeiro e inclui o programa de verificação para importadores de alimentação humana e animal. O FSVP propôs um regulamento que designa os importadores como responsáveis pela segurança da cadeia de suprimentos, e estabelece que haja pessoas qualificadas para tal programa.
- Programa Voluntário de Importador Qualificado (VQIP) – como desdobramento do FSMA, o FDA deve criar um programa voluntário, que oferece aos seus membros um processo de importação acelerada. Um importador torna-se elegível quando o FDA determinar que o alimento oferecido para importação é seguro, e a empresa estrangeira consegue uma certificação por auditoria de terceira parte. O programa vai ajudar especialmente os importadores de alimentos perecíveis, pois a importação vai demorar menos tempo.
- Certificação de Importação para determinados alimentos de alto risco.
Sharon relacionou que estão sendo estudadas algumas oportunidades de colaboração com GFSI, e felicitou o GFSI por seu trabalho para estabelecer regras para maior confiabilidade sobre a competência dos auditores. Ela finalizou a apresentação com a seguinte pergunta, decorrente da relação do programa FSMA e o GFSI, o qual estendo a vocês: “Onde é que nós nos vemos em 20 anos e que sucessos podemos alcançar juntos?”
 
Foto com o presidente Obama: foi no museu de cera MadameTussaud, em Hollywood!

Apoio na publicação: Simone Souza

Seu comentário é bem-vindo!
Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários