terça-feira, 18 de março de 2014

Prevenção de fraude em alimentos ganha destaque - parte 2


Colaboração de Graziela Alvarez, consultora independente, Los Angeles

A seguir, Jeff Moore, Cientista Sênior do United States Pharmacopeia (USP), apresentou a uma matriz desenvolvida pela USP, responsável pela Farmacopeia Americana.
 
Jeff Moore, da United States Pharmacopeia (USP). Foto GFSI Flickr
 
Esta matriz lista fatores que podem contribuir para identificar vulnerabilidade dos alimentos, entre eles análise da cadeia de suprimentos, a estratégia de auditoria, a susceptibilidade de métodos de controle de qualidade, dente outros. 


 
 
Tendo em vista que o método proposto requer acesso a dados históricos, com o objetivo de apoiar as organizações a identificar anomalias econômicas e eventual aumento da susceptibilidade a mudanças que podem indicar fraude, a USP criou um banco de dados que levanta informações de fontes de notícias globais e acadêmicas.
 
Fique de olho na evolução desse debate e na divulgação da futura versão do novo documento Guia do GFSI, que incluirá este tópico.
 
Para finalizar, informações adicionais sobre o tema fraude recomendo o excelente texto: Spink, J. and Moyer, DC. (2013) Understanding and Combating Food Fraud [Cover Story], Food Technology Magazine, Volume 67, Number 1, pp. 30-35). Vale a pena conferir.
 
Apoio na publicação: Simone Souza
 
Seu comentário é bem-vindo!
Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.

 
 
 
 

2 comentários:

  1. Ellen, gostaria de saber o que foi conceituado como Firm audits. Suponho que sejam auditorias robustas de segunda parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliane,
      Eu entendi quando da palestra que se tratam de auditorias que a empresa faz internamente para detectar vulnerabilidade à fraudes.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários