Colaboração de Graziela Alvarez, consultora independente, Los Angeles
Esse foi o tema que mais me interessou quando observei a programação da Conferência. Afinal, acredito que as mídias sociais têm imenso poder de compartilhar informações e tornar o mundo mais aberto e conectado. Cada dia sou mais seduzida pela capacidade do Facebook, Twiter, Linkedin, Instragram etc, em encurtar as distâncias entre pessoas e organizações.
Para segurança de alimentos, essas ferramentas têm um significado ainda mais importante, o de proteger e salvar vidas. De fato, esse é o ponto de partida do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC - Center for Disease Control and Prevention – www.cdc.gov, USA). Segundo Dana L. Pitts, Diretora de Comunicação em Saúde do CDC, a agência trabalha ininterruptamente, 24 horas por dia e 7 dias na semana (http://www.cdc.gov/24-7/), a fim de investigar e dar respostas à população sobre ameaças à saúde e sua segurança, no menor intervalo de tempo possível, por meio de esforços conjuntos entre os cientistas (investigadores) e a equipe de comunicação.
Dana Pitts do CDC em conversa com consumidora. Fonte: FDA |
Dana Pitts, Líder da Comunicação Científica da Divisão de Doenças Veiculadas por Alimentos, Água e Meio Ambiente do CDC, explicou que quando o assunto é mídia social, o CDC trabalha com base em proteção, prevenção e comprometimento (para mais informações, acesse o site http://www.cdc.gov/socialmedia/).
A primeira vez que a agência utilizou as mídias como estratégia de comunicação para alcançar e proteger o consumidor foi durante a ocorrência do surto da Salmonella Typhimurtium em pasta de amendoim em 2008-2009, e foram diversos os mecanismos utilizados para tentar conter a crise, conforme você pode verificar no site (http://www.cdc.gov/salmonella/typhimurium/).
Uma das lições ressaltadas por Dana, e que vale ser compartilhada aqui neste blog, é: “Mostre que você se preocupa com a situação por meio da mídia social, peça desculpas, e diga claramente o que está sendo feito naquele momento sobre esse assunto”.
Construção de confiança (Trust building) foi o elemento mais discutido nesta “breakout session”, e é nele que se insere o pilar trabalhado pelo CDC por meio das mídias sociais, a prevenção. Afinal, para ser confiável em momentos de crises, é importante que essa confiança seja construída ANTES de que a crise aconteça.
Para finalizar esta parte, dou aqui o link do CDC que dá dicas úteis de como escrever e se dirigir a mídias sociais: http://www.cdc.gov/socialmedia/tools/guidelines/guideforwriting.html .
Apoio de publicação: Pablo Laube
Apoio de publicação: Pablo Laube
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