segunda-feira, 10 de março de 2014

Cresceu a participação de brasileiros no GFSI em 2014



Em 2009, quando comecei a participar destas conferências, fiquei surpresa com o baixo número de brasileiros que participaram: se não me falhe a memória foram quatro somente. Este número vem crescendo, mas até 2013 muito lentamente: oito participantes do Brasil inscritos.
Neste ano subiu para quinze (dezesseis se contarmos a Graziela, brasileira que está vivendo em Los Angeles), é quase quatro vezes mais, o que é muito bom, mas continuo a bater na tecla de que ainda somos poucos.
Considerando que o Brasil é um grande player no cenário da exportação de alimentos, sem considerar a importância da segurança de alimentos para nossa própria população, deveríamos ser muito mais. Você não acha?
Vamos comparar? Não vou comparar com as centenas de participantes americanos, porque seria injusto, já que desta vez a conferência foi “em casa”,mas vou comparar com um pequeno país da Europa, a Holanda, que ocupa 18a posição no ranking de PIB bruto, contra 7a posição do Brasil (dado de 2012, o mais atual que encontrei de fonte fidedigna: Banco Mundial) veja link. A Holanda tinha 29 participantes!


 Veja a foto que conseguimos fazer. Foto de dez destes brasileiros no jantar oferecido pelo GFSI, sobre o qual falarei em outro post futuro. Foi super legal encontrar com estes “foodsafety-lovers” de nossa terrinha lá neste grande fórum que é esta conferência! Olha a cara de felicidade dos nossos “brasucas”




Foto cedida por Juliani Kitakawa. Da esquerda para a direita: Fábio Killner da TÜV SÜD do Brasil; Ana Cicolin da Intertek, Eduardo Aparecido Stephano da Junior Alimentos; Juliani Arimura Kitakawa e Maurício Kamei da DNV; Ellen Lopes da Food Design; Graziela Alvarez, consultora independente (brasileira locada em Los Angeles); Karine Mafra da Intertek, Maria Carla Naldini da Sealed Air e Juliana Doize do Walmart Brasil. 


Não conseguimos reunir na foto os demais brasileiros que estavam presentes no evento: André Azevedo da Ecolab, Érica Vianna do Lloyd’s Register, Jonathan Fischer da Cargill Foods, Kátia Nogueira e Nádia Brandão e da DNV, e a Professora Gilma Lucazechi da ESALQ/USP.

Seu comentário é bem vindo!
Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários