segunda-feira, 17 de março de 2014

Prevenção de fraude em alimentos ganha destaque - parte 1

Colaboração de Graziela Alvarez, consultora independente, Los Angeles

Ao introduzir o tema dessa breakout session, Yves Rey, moderador da sessão e Diretor Corporativo da Qualidade da Danone resgatou o escândalo da carne de cavalo, em países da União Europeia, ocorrido um pouco antes da realização da edição 2013 da Conferência Global de Segurança de Alimentos em Barcelona (http://www.bbc.com/news/business-25347633).
 
A sessão foi uma excelente oportunidade para descobrir o que a indústria na cadeia de alimentos tem feito para reduzir o risco das adulterações motivadas economicamente, em inglês EMA - economically motivated adulteration,. A posição do GFSI com relação a este assunto será de adicionar requisito de análise de vulnerabilidade à fraude na versão número 7 do documento Guia do GFSI, previsto para o fim do ano de 2015. Falo sobre esse assunto mais para frente.
 
Ao ressaltar a urgência e gravidade do assunto, Petra Wissenburg, Diretora Corporativa de Projetos de Qualidade da Danone em Singapura, sugere que a melhor forma de prevenir fraude é tratá-la como questão de natureza criminal.
 
Petra Wissenburg, da Danone Singapura. Foto GFSI Flickr
 
 Petra apresentou um interessante esquema, que achei legal compartilhar com você, pois define bem o conceito de fraude em alimentos.

Fonte: Slide Petra
 
A equipe de especialistas em fraude de alimentos do GFSI liderada por Petra* entende que, para evitar a ocorrência de casos como o da carne de cavalo, dois novos elementos devem ser considerados nos sistemas de gestão da segurança de alimentos das empresas: 1) identificação de risco por meio de avaliação de vulnerabilidade, e 2) criação de plano de medidas de mitigação dos eventuais riscos encontrados. Para o GFSI, o sistema de gestão em segurança de alimentos deve abrigar sob o mesmo guarda-chuva o HACCP, que previne contaminações não intencionais, o VACCP (vulnerabilities to fraud) que previne a adulteração intencional motivada economicamente; e o TACCP (treats), que previne a contaminação intencional motivada por razões ideológicas.  
 
Michèle Lees, Diretora de Pesquisa Colaborativa da Eurofins Analytics da França, que também faz parte do Food Fraud Think Tank e que esteve presente virtualmente no evento, propõe “as empresas devem estabelecer uma estratégia eficaz de detecção e dissuasão através da implantação de um Plano de Controle de Vulnerabilidade, que seja SMART, donde S = Specific/específico, M = Measurable/mensurável, A = Assignable/relevante R =  Realistic/realista e T = Traceable/rastreável”.  Ela alerta que fraude em alimentos é algo imprevisível, com alvo desconhecido, e que, portanto, necessita de abordagem não-convencional.

A tabela abaixo mostra os passos propostos para a avaliação de risco de fraude, seguida das respectivas medidas de mitigação.

Michèle apresentou exemplos de medidas de mitigação que podem ser utilizadas na prevenção de fraudes: realizar verificação visual e/ou organoléptica; analisar adulterações específicas, como melamina no leite, realizar testes ao acaso para adulterações potenciais etc.

 
 
 
*Veja post de março de 2013 a respeito da Food Fraud Think Tank. 
 
Aguarde para amanhã a conclusão do post.

Apoio na publicação: Simone Souza



Seu comentário é bem-vindo!
Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários