quarta-feira, 5 de março de 2014

One world...One Safe Food Supply

Esse foi o tema da Conferência deste ano, e Yves Rey, agora já ex-presidente do GFSI, uma vez que ao final do evento foi anunciado o novo presidente (em post futuro voltarei a este assunto), abordou a visão do GFSI sobre o assunto: “Segurança de alimentos em todos os cantos do mundo. Melhoria contínua no sistema global de alimentos para prover a confiança no suprimento de alimentos seguros”.

Programas de integridade do GFSI
Yves relacionou os quatro programas de integridade do GFSI:
- Integridade do Produto
- Programas de Integridade
- Parceria Público –Privada
- Programa de Comunicação.

Programas de integridade do GFSI
Sobre Integridade do Produto: o documento de diretrizes do GFSI continuará se expandindo para abranger as diferentes partes da cadeia de alimentos. Até 2013 foram abrangidos os segmentos: embalagens, produção animal, alimentação animal, e estocagem & distribuição. Para 2014 está prevista a incorporação de brokers, agentes, varejistas e atacadistas, e para 2015 serão integrados o catering, produção de equipamentos e serviços de segurança de alimentos.  Além disso, em 2015 está prevista a incorporação da prevenção de fraudes nas diretrizes e até o final deste ano de 2014, serão realizadas avaliações de vulnerabilidade pelo GFSI em colaboração com a entidade SSAFE.

Programas de Integridade: o foco deste programa é aumentar a capacitação de pequenas empresas ou empresas menos desenvolvidas e aumentar a confiabilidade dos resultados das auditorias. Também fazem parte deste programa a formação de grupos locais de apoio ao GFSI, o que já foi organizado no Japão, China, Canadá e México, estando em andamento a formação de grupo de apoio no Chile.


Aguarde para amanhã as informações sobre os Programas de Integridade.

2 comentários:

  1. Muito interessante o assunto, isso nos dá uma visão da abrangência futura do GFSI. Não sei se será abordado em outros posts do blog, mas como se daria dentro do programa de integridade do GFSI a parceria Público-Privada? Alguma abordagem em questões regulatórias? Algum programa de inspeção?

    ResponderExcluir
  2. Claudio, obrigada por seu comentário.

    O GFSI tem vários programas que têm como objetivo a garantia da integridade, desde um Grupo Técnico sobre Competência dos Auditores até uma preocupação de uma governança para o grupo, equilibrada entre varejo e indústria.
    Quanto a parcerias púbico-privadas há muitos exemplos, que pode ser vistos nos anos anteriores sobre parcerias amplas, verdadeoras aliança de vários stakeholders formadas para suportar por exemplo o Programa Global Markets.

    Sobre questões regulatórias, o GFSI pouca interferência pode ter, pois que isso é questão de soberania de países ou de grupo de países, mas pelo que percebo está sempre aberto a colaborar. Cito como exemplo a troca de informações que tem havido com o FDA para uso das auditorias de terceira partes como possibilidade para cumprir o previsto no FSMA, em paralelo ao sistema de inspeção já existente nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários